terça-feira, 24 de abril de 2012

TORCEDORES DE SERRARIA E BARCELONA COMEMORAM CONQUISTA DE VAGA NA FINAL DA COPA CIDADE DE FUTEBOL DE JATOBÁ DO PI

                                                       barcelona/foto Tony Sobrinho
                                                           Cerâmica/foto Tony Sobrinho





          Muita festa no último final de semana dos torcedores de serraria da Santa Alice e barcelona dos Tanques que conquistaram vaga na final da copa cidade de futebol amador de Jatobá do Piauí/2012, e que deve acontecer na data que é comemorado o dia do trabalhador na cidade de Jatobá do Piauí. No sábado 21, serraria e ajax da Jatobá empataram em 0x0 no tempo normal no campo do Café do Vento e nos pênaltis deu serraria, uma vez que no jogo de ida as duas equipes haviam empatado em 1x1. Já no domingo 22, foi a vez de barcelona também conseguir um feito histórico na sua história que foi chegar a uma final de competição amadora do município. A equipe enfrentou em casa a Cerâmica time muito tradicional na região e venceu por 2x0 numa boa exibição do time dos Tanques que já havia vencido também fora de casa pelo mesmo resultado, embora a torcida da Cerâmica tenha comparecido em peso e a força de vontade dos jogadores, mas não foi o suficiente para tirar a diferença, enfim foi um jogo de muita pressão dentro e fora de campo, mas tudo dentro da normalidade de um jogo decisivo. O certo mesmo é que vamos ter esse ano uma final inédita na copa cidade e torcer que seja uma grande decisão, pois as duas equipes estão invicta na competição e sem falar que o barcelona ainda não sofreu nenhum gol até aqui e vem muito empolgado para a decisão em Jatobá com o surpreendente serraria que também tem uma boa equipe esse ano e boa sorte a todos (T S). 

RAMIREZ MARCA GOLAÇO E CHELSEA É FINALISTA DA UCL

O Chelsea está na final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, em pleno Camp Nou, o time inglês empatou com o Barcelona por 2 a 2 e se classificou após ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. A partida contou ainda com pênalti desperdiçado por Lionel Messi, o melhor jogador do mundo, e expulsão de John Terry ainda no primeiro tempo. Os gols do time de Londres foram marcados por Ramires e Fernando Torres.


De quebra o Chelsea se vingou da semifinal da Liga dos Campeões 2008/09. Naquela edição, o time inglês reclamou muito da arbitragem do norueguês Tom Henning. A partida inicial, disputada na Espanha, terminou empatada sem gols, e em Londres o Chelsea vencia por 1 a 0 até que Iniesta fez o gol da classificação nos minutos finais.

O adversário na decisão sai do duelo entre Real Madrid e Bayern de Munique, que duelam na quarta-feira no Santiago Bernabéu. A primeira partida, disputada na Alemanha, terminou com vitória anfitriã por 2 a 1.


A partida começou com muita pressão do Barcelona sobre a defesa do Chelsea e sustos. Aos 6min, Cahill sofreu lesão após tomar drible e deixou o campo para a entrada de Bosingwa minutos depois. Aos 15min, Piqué levou um encontrão de Valdés e caiu desacordado em campo. O zagueiro chegou a ficar em campo, mas, ainda desorientado, deu lugar a Daniel Alves.

A saída do defensor mudou o esquema do Barcelona, que havia entrado em campo sem laterais de ofício. Puyol, Mascherano e Dani Alves jogavam na defesa, com Iniesta e Cuenca abertos. Messi fez a função de meia armador buscando a presença de Sanchez. O argentino foi quem criou a melhor chance até então, aos 19min, mas Cech defendeu.

O goleiro nada pôde fazer aos 35min. Dani Alves tocou para Fábregas na esquerda, que cruzou na área e viu Busquets completar ao fundo das redes. Com o placar agregado empatado, o Chelsea se complico ainda mais dois minutos depois, quando a arbitragem observou agressão de John Terry em Alexis Sanchez e expulsou o defensor.

Ficaria pior. Aos 43min, Messi aproveitou a desatenção de Ramires para encontrar Iniesta pela esquerda, e o meia finalizou na saída de Cech. Três minutos depois, Ramires se redimiu ao receber passe de Lampard e tocar por cima de Valdés.

A partida voltou emocionante do intervalo, e o Barcelona teve chance de ampliar. Aos 3min, Drogba derrubou Fábregas na área e o assistente precisou indicar o pênalti, ainda que o árbitro tivesse visão clara do lance. Messi foi para a cobrança e acertou o travessão, um raro erro do argentino em chute de penalidade.

Depois do erro do melhor jogador do mundo, a partida manteve seu ritmo, com o Barcelona pressionando muito e o Chelsea se defendendo como podia. Aos 11min, Drogba arriscou finalização do meio de campo e obrigou Valdés a defender. A partida prosseguiu mais truncada, ainda que o time da casa fosse amplamente superior.

Sem conseguir superar a defesa inglesa com sua habitual troca de passes, o Barcelona optou por uma estratégia pouco comum ao time: a bola alçada na área, que pouco ameaçava os londrinos. Na técnica, Messi acertou a trave em chute de longe aos 37min. Se o Barcelona perdia chances, o Chelsea fez sua parte. Aos 46min, Torres, que pouco havia produzido desde que entrou em campo, arrancou em contra-ataque, driblou Valdés e empurrou para o fundo das redes.

 

 
Fonte: Terra

quarta-feira, 18 de abril de 2012

PIAUÍ É O 4º ESTADO DO BRASIL COM O MAIOR NÚMERO DE CELULARES

 

Piauí é o 4° Estado do Brasil com maior crescimento de número de linhas de celulares
No mês de março, o Piauí apresentou um crescimento de 1,67% no número de linhas móveis habilitadas em relação a fevereiro. Isso fez com que o Piauí tenha 3.500.540 linhas móveis. Significa que tem mais de uma linha de telefonia móvel por habitante do Piauí, o que representa uma teledensidade de 107,4.
O Piauí teve, em março, um crescimento de número de novas linhas de linhas de telefonia móvel habilitadas maior do que a do Brasil, que ficou em 1,3% e ocupa o quarto lugar entre os Estados do país com maior crescimento de linhas de telefonia móvel.


O Acre, com teledensidade de118,26, teve um crescimento de 2,02%; Tocantins, tem uma teledensidade de 127,41 e registrou um crescimento de 1,77%; o Amapá teve teledensidade de 132,11 e um crescimento de 1,72; o Piauí, tem uma teledensidade de 107,4 e um crescimento de 1,67%; e Rio Grande do Sul, tem uma densidade de 132,16 e registrou um crescimento de 1,65%
No Piauí, as linhas de pré-pago são 3.210.326, 91,71% do total. As linhas pró-pago são 290.214; 8,29% do total.

O Brasil apresentou um crescimento de 1,3% no número de linhas móveis habilitadas, isso representa um acréscimo de 3,2 milhões de novas linhas comparado a fevereiro. No que diz respeito à internet móvel, o país passou de 47,2 milhões de linhas em fevereiro para quase 52 milhões de acessos 3G em março – houve um crescimento de 10,11%. As informações foram divulgadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomuncações) nesta terça-feira (17).
De modo geral, quase todas as unidades federativas do país tem teledensidade acima de 100, ou seja, há mais de um aparelho (linha habilitada) por habitante. A única exceção é o Maranhão, cuja teledensidade é 84,4%.
Segundo a Anatel, entre fevereiro e março, os locais onde houve maior crescimento do índice foi Acre cujo índice cresceu 2,02% (atualmente é 118,26), Tocantins aumentou 1,77% (atualmente é 127,41%) e Amapá que obteve um acréscimo de 1,72% (atualmente é 132,11%).
Quanto a proporção de tipos de linhas habilitadas, o mês de março contabilizou 205,2 milhões de linhas pré-pagas (81,83%) e 45,6 milhões de pós-pagas (18,17%).
No que diz respeito à divisão de mercado, a Vivo continua na liderança com 29,81% de market share. A Tim vem em seguida com 26,8%, a Claro tem 24,56%, enquanto a Oi atende 18,53% dos consumidores de telefonia móvel.


Fonte: Portal Meio Norte

PAULO MARTINS E MAIS 99 PREFEITOS PIAUIENSES DISPUTARÃO REELEIÇÃO, APONTA CNM

Noticias - Campo Maior
Qua, 18 de Abril de 2012 15:34
O valor corresponde a 44,64% dos gestores municipais. O número de prefeitos que buscam a reeleição, segundo o estudo, tem experimentado aumento constante.

Levantamento divulgado nesta terça-feira pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que 100, dos 224 prefeitos piauienses deverão disputar o segundo mandato nas eleições municipais deste ano e entre eles está o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins (PT), o correspondente à 44,64% dos gestores. No Piauí, 144 chefes dos executivos municipais podem disputar a reeleição, o correspondente à 64,29% do total. O estudo apontou que em 17 municípios, os gestores decidiram não entrar na disputa em 2012 e outros 19 ainda estão indecisos. Oito municípios não foram pesquisados.
O número de prefeitos que buscam a reeleição, segundo o estudo, tem experimentado aumento constante. O estudo mostrou também que, em 2004 e 2008, 60% dos comandantes municipais buscaram reeleição e, dos que buscaram a disputa, 60% conseguiram se reeleger.
O estudo demonstrou que mais da metade dos prefeitos que podem se candidatar acabam optando por isso. Em todo o país, segundo o levantamento da CNM, dos 5.563 municípios, em 3.302 (59,35%) os atuais prefeitos podem concorrer a um novo mandato. O estudo foi feito em março e mostrou que 2.418 (73,13%) prefeitos de todo país, pretendem concorrer; outros 500 (15,14%) não concorrerão e, 333 (18,88%) ainda estão indecisos. Em 51 municípios a CNM não conseguiu contato com os atuais prefeitos.
O maior percentual de gestores que pleiteiam a reeleição ficou nos Estados de Rondônia e Amapá. Dos 36 prefeitos rondonenses, 32 irão concorrer. No Amapá, seis dos sete prefeitos disputarão a eleição. Na Região Nordeste o destaque vai para a Bahia, onde 264, dos 417 gestores irão disputar a reeleição. Na contramão dos demais Estados, Roraima é o Estado onde menos prefeitos tentarão a reeleição, com cinco gestores, dos nove, com participação no pleito deste ano já confirmada. O estudo da CNM levou em consideração também o percentual de reeleição por partido político.
Em 2008, foram eleitos 1.199 prefeitos pelo PMDB e hoje o partido conta com 1.181 chefes municipais. Do total, 660 estão aptos a disputarem a reeleição, sendo que 461 deles (68%) já decidiram candidatar-se a novo mandato. O PSDB, que hoje possui 736 prefeitos, dos 789 eleitos em 2008, pelo menos 391 podem disputar a reeleição, sendo que 288 deles (73%) já anunciaram pretenções de entrar na disputa. No PT, que em 2008 conseguiu eleger 553 prefeitos, hoje conta com 564. Do total, 374 podem concorrer, sendo que 275 (77%) já anteciparam que pretendem concorrer.
De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o estudo comprova que a busca pela reeleição tem sido uma aposta dos prefeitos. "A reeleição é uma tendência cada vez mais forte nas eleições municipais, os prefeitos de primeiro mandato em sua maioria se candidatam a mais quatro anos de gestão para consolidar seus projetos de governo", observa o municipalista. O estudo da CNM, entretanto, não levou em consideração o número de prefeitos que estariam impedidos de entrar na disputa por estarem enquadrados na Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha-limpa.
Situação do Piauí
Número de municípios - 224
Número de prefeitos aptos a disputar a reeleição - 144
Número de prefeitos que irão disputar reeleição - 100
Número de prefeitos que não irão concorrer - 17
Número de prefeitos que não decidiram - 19
Municípios não pesquisados – 8
Fonte: portal campo maior em foco. com

BARCELONA DOS TANQUES VENCE FORA DE CASA E MANTÉM 100% DE APROVEITAMENTO NA COPA CIDADE DE FUTEBOL




                                                barcelona do Tanques/foto Tony Sobrinho

           A equipe do barcelona dos Tanques voltou a vencer na copa cidade de futebol amador de Jatobá do Piauí em partida válida pela semifinal da competição. A equipe que é formada na sua maioria por jovens da região, derrotou no último sábado dia 14, o time da Cerâmica fora de casa por 2x0, e pode perder até por 1 gol de diferença ou empatar na partida de volta para conquistar vaga pra final. O jogo de volta acontecerá no próximo domingo dia 22 nos Tanques às 16h. Até o momento o barcelona venceu os 03 jogos que disputou, marcou 07 gols e não sofreu nenhum, e está muito perto de realizar o seu maior sonho que é chegar a final da copa cidade de futebol. Na outra partida entre ajax e serraria da Santa Alice na cidade de Jatobá, o placar foi 1x1, e se persistir o empate na partida de volta no sábado dia 21 no Café do Vento a decisão irá para os pênaltis. Enfim, vamos torcer que vença aquele que realmente fizer por merecer, e que os torcedores compareçam a campo nesse final de semana pra incentivar suas equipes nesse momento de início de temporada no futebol amador local (T S).

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SEMANA SANTA EM JATOBÁ DO PIAUÍ REUNIU MUITOS VISITANTES





            O período da Semana Santa no município de Jatobá do Piauí e região todos os anos vem atraindo cada vez mais visitantes e jatobaenses que residem fora do município. Embora este ano o inverno não tenha proporcionado muito aquilo que mais os visitantes adoram que é tomar banho de rios e cachoeiras, mas mesmo assim foi muita festa e alegria nos bares da cidade e interior. Na localidade Riacho por exemplo, acho que foi um dos locais mais festejados durante o período da Páscoa, muita música de paredão de som e bebedeira também, não só lá, mas em praticamente todo o interior e região. Apesar de muitas pessoas que ainda são ligadas às tradições da Semana Santa por ser um momento mais de reflexão e oração, outras pessoas aproveitam o feriadão pra diversão e se reencontrar com os parentes, amigos e bater um papo legal. Além de comer bem é claro, mas enfim, agora é aguardar o próximo ano e torcer que todos nós estejamos vivos e com saúde, de bem com a vida para que tudo aconteça novamente, pois muitas coisas às vezes mudam de um ano pra outro (T S).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

JATOBAENSE INTEGRA ACADEMIA DE LETRAS

Noticias - Jatoba do Piauí
Ter, 03 de Abril de 2012 15:30
O jovem Antonio Joaquim de Oliveira é um dos 17 membros da Academia de Letras do Território dos Carnaubais (ALTEC) fundado oficialmente no ultimo dia 31 de maio, em Campo Maior.
A Academia é um antigo sonho e agora uma realização do professor Assis Lima, com a participação decisiva de vários escritores da região dos carnaubais.
Antonio Joaquim nasceu e cresceu na comunidade Sapucaia, na divisa de Jatobá com Sigefredo Pacheco. Hoje ele é funcionário publico municipal, concursado, e reside na zona urbana de Jatobá do Piauí. O jatobaenses já lançou dois livros: "Eternas poesias 2009" e "Na terra da melancia 2011". 
A academia abrangerá aproximadamente 16 cidades da região dos carnaubais. No momento nem todas as cidades estão sendo representadas. Coivaras, Alto Longá, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco, Assunção do Piauí, Campo Maior e outras.


Fonte: portal campo maior em foco. com

COMERCIAL ACERTA RETORNO DE TRÊS JOGADORES QUE SE DESTACARAM NO TÍTULO DE 2010

 Foto: Toni, Neto e Zé Rodrigues 
O Campeonato Piauiense 2012 já vai começar, e o Comercial Atlético Clube, um de nossos representantes na competição, continua se reforçando para buscar o bicampeonato do estadual.
No início dessa semana a diretoria informou o retorno dos atacantes Toni e Zé Rodrigues, que estavam no futebol paraense. O outro reforço que está chegando é o goleiro campomaiorense Neto, que estava no Crato-CE. O jogador Toni tem como principal característica a velocidade, essa é uma das qualidades que o fez ser um dos principais jogadores do Comercial nas temporadas de 2010 e 2011. O atacante Zé Rodrigues se destacou principalmente em 2010, onde sagrou-se artilheiro do Campeonato Piauiense com 15 gols marcados, e foi considerado o principal jogador na campanha do título Piauiense do mesmo ano. O goleiro Neto é prata da casa, e já tem a confiança da torcida comercialina, o jogador foi muito importante para o Comercial no estadual de 2010, e também foi destaque na Copa do Brasil 2011, onde fez grandes defesas, ajudando a garantir o jogo de volta contra o Palmeiras em São Paulo, na segunda partida o arqueiro campomaiorense ainda defendeu um pênalti cobrado pelo famoso jogador chileno Valdívia.
Com os reforços o Comercial passa a ser um dos favoritos a conquistar o título do Campeonato Piauiense de 2012, é o que espera a diretoria que vem fazendo um grande trabalho a frente do clube, e também é o que espera a torcida que já se acostumou com grandes resultados, e quer sempre que o time entre nas competições sempre para ganhar.



Fonte: portal acesse campo maior.com
Notícia Postada em 09/04/2012 às :: por: Valdemir Júnior

HOMEM MORRE AO CAIR DE CARRO NA PI-320 EM JATOBÁ DO PI

noticias - Jatoba do Piauí
Seg, 09 de Abril de 2012 18:44
O carro voltava da feira na cidade de Campo Maior, quando na altura da comunidade Morava Nova, na PI-320, o homem acabou caindo do veiculo em movimento.
Um homem conhecido em Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) como Neto Dias, faleceu na tarde desta segunda feira, depois de cair de um carro que transportava passageiros para a comunidade Quem Diria, zona rural de Jatobá do Piauí.
Neto Dias durante a festa da melancia deste ano em Jatobá do Piauí
O carro voltava da feira na cidade de Campo Maior, por volta das 15:30hs, quando na altura da comunidade Morava Nova, na PI-320, o homem acabou caindo do veículo em movimento. Na queda, Neto Dias bateu a cabeça e já ficou desacordado.
Uma equipe do SAMU foi acionada e ainda tentou reanimar a vitima que já estava sem vida. O corpo foi transferido para o necrotério do Hospital Regional de Campo Maior e até as 19:00hs ainda não tinha aparecido nenhum familiar para liberar o corpo.
Neto Dias escapou quase ileso de outro acidente de carro no ano passado, que vitimou o ex-vereador daquele município, Nonato Maria, que faleceu depois que o carro que dirigia capotou na estrada de Cabeceiras, próximo a Campo Maior.
Fonte: portal campo maior em foco. com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

DEPUTADO DIZ QUE GOVERNO PASSADO DISCRIMINOU A UESPI DE CAMPO MAIOR

 o deputado Antonio Félix (PSD) apresentou na semana passada dois requerimentos propondo a criação de novos cursos no Campus da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) no município de Campo Maior (distante 84 km de Teresina).
Imagem: Fábio Brito/ TV Canal13.comDeputado Antonio Félix (PSD) defende implantação de novos cursos na Uespi(Imagem:Fábio Brito/ TV Canal13.com)Deputado Antonio Félix (PSD) defende implantação de novos cursos na Uespi

O primeiro requerimento trata-se da proposta da volta do curso de Enfermagem ao campus da Uespi atendendo uma reivindicação da classe estudantil. “O curso foi uma conquista de Campo Maior, no entanto, ainda no período do primeiro governo do Wellington Dias, o curso foi retirado da instituição. Queremos agora o retorno do curso de Enfermagem, pois, Campo Maior é um grande pólo que engloba cerca de dezesseis cidades”, justificou. 

Outra reivindicação do parlamentar é a implantação do novo curso de direito. Antonio Félix explica que na cidade já existem Vara Criminal, Vara Civil, Defensoria Pública e Promotoria, constituindo assim mercado de trabalho para os futuros advogados. 

O deputado criticou ainda o tratamento dado pelo então governador Wellington Dias ao campus da Uespi de Campo Maior, que fechou diversos cursos na instituição. "Já tivemos até doze curso superiores e hoje temos apenas três ou quatro cursos. Infelizmente, Campo Maior foi discriminado pelo governo passado", lamentou. 


Fonte: Fábio Brito
Keywords: uespienfermagemdeputadocampo maiorantonio félix

COMERCIAL DESISTE DO JOGO DE VOLTA CONTRA O PARNAHYBA EM CAMPO MAIOR

 
(Comercial não honra acordo, desistindo da partida de volta em Campo Maior!)
Dando sequência à pré-temporada deste ano, Parnahyba e Comercial firmaram acordo de dois amistosos: um em Parnaíba, outro em Campo Maior, de modo que cada clube se comprometia com os custos do clube visitante, em sua localidade. Assim, no primeiro confronto, por ser em Parnaíba, cabia ao Parnahyba Sport Club custear as despesas e, no segundo, ao Comercial Atlético Clube, por mandar a partida em casa.
Pois bem! A primeira partida foi realizada em Parnaíba, dia 31 de março, havendo o clube do litoral honrado com o que foi acordado entre as equipes. Para o segundo jogo, contudo, o Comercial notificou sua desistência, e não haverá mais a partida em Campo Maior, marcada para dia 8 próximo, cujo gasto do visitante, no caso o Parnahyba, seria da competência do clube campomaiorense.
O acordo, então, foi honrado apenas pelo Parnahyba Sport Club, que cobriu todas as despesas do Comercial Atlético Clube, do primeiro jogo. Restava ao Comercial fazer o mesmo, coisa impossibilitada por sua desistência, não honrando com o que foi acordado.
O Parnahyba, agora, espera a publicação da nova tabela do estadual, em virtude da desistência do Cori-Sabbá, fato que poderá alterar sua estreia, até então marcada para o dia 18, contra o Caiçara, no Piscinão!
Renneé C Fontenele – Assessor de Imprensa do PSC

DECISÃO DO CONFRONTO ENTRE E SPORT REAL E AJAX VAI PARAR NO TAPETÃO E COPA CIDADE É PARALISADA


            A partida de volta entre às equipes do ajax de Jatobá e sport real do Campestre que aconteceu no último dia 25 de março no Povoado Montanha pela 4ª- copa cidade de futebol amador de Jatobá do Piauí/2012, e que teve como vencedor o sport real por 3x2, acabou indo parar no tapetão. As razões pelas quais o caso saiu dos campos para ser decidido dessa forma se deu porque a equipe do ajax que foi derrotada se viu prejudicada e entrou com um protesto na comissão que julga esses casos na vizinha cidade de Campo Maior, o grupo falcão negro, alegando que o adversário em questão estaria utilizando mais atletas de outro município mais do que o permitido pelo regulamento da competição e na reunião que reuniu todos os dirigentes das equipes participantes. No julgamento que aconteceu na semana passada, o sport real perdeu o caso em primeira instância por 03 votos a 0, mas poderia recorrer da decisão, o que de fato aconteceu mesmo, o presidente entrou com um recurso contra o departamento de esportes do município e barrando portanto a decisão da comissão, e o caso infelizmente não parou por ai e fez com que o departamento também paralisasse a competição que já iria para a semifinal. Enfim, agora é aguardar o julgamento do recurso pra dar continuidade a copa cidade que tem ainda na semifinal, Cerâmica e barcelona dos Tanques, o jogo de ida está marcado para o próximo sábado dia dia 14, na localidade Cerâmica às 16h. Enquanto isso o time do serraria da Santa Alice aguarda o seu adversário que deverá sair na decisão do julgamento que acontecerá na sexta-feira dia 13, entre o sport real do Campestre e ajax de Jatobá. Esperamos que isso não vá tirar o brilho da competição que vinha sendo bem disputada. Independentemente de quem vença no tapetão, o jogo será no domingo dia 15 (T S).

DR. ANTONIO CARLOS E A ENFERMEIRA LIA RAQUEL SÃO HOMENAGEADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES COM TÍTULOS DE CIDADÃO JATOBAENSE

  Aconteceu na noite desta terça-feira (29/12/20), na Câmara Municipal de Vereadores de Jatobá do Piauí, uma sessão solene para a entrega de...