A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil. Seu intuito, em primeiro plano, é ser um projeto social e dar oportunidades à alunos de baixa renda, cujas escolas não possuem a mesma estrutura que o ensino privado e o estímulo ao estudo (principalmente o da matemática) é extremamente inferior.
Ela é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo Federal.
A OBMEP, atualmente, atinge alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Brasil. A olimpíada é dividida entre Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).
FASES, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO
PRIMEIRA FASE: 20 questões múltipla-escolha;
CLASSIFICAÇÃO: Os 5% melhores de cada nível em cada escola são classificados;
SEGUNDA FASE: 6 questões dissertativas com itens (a, b e c), e às vezes (d e e);
Nas escolas do município de Jatobá do Piauí como as escolas, João Félix de Andrade e Tertuliano Pereira da sede do município e outras escolas, os alunos classificados para a segunda fase da OBMEP, se preparam na última semana de revisão dos assuntos para participar da prova que acontece no próximo sábado (15/09/18), as 14:30h, horário de Brasília. O mesmo acontece também com os alunos do ensino médio da escola Francisco Luis de Oliveira, onde os professores aproveitam os últimos dias que antecede a prova para fazer uma revisão dos assuntos e tirar dúvidas dos alunos que vão participar dessa segunda fase.
.
Fonte/www.obmep.org.br
Foto/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário