Confira o perfil do conselheiro Xavier Neto e do auditor Jaime AMorim:
Guilherme Xavier de Oliveira Neto (Amarante, 20 de novembro de 1947) era um farmacêutico, advogado político brasileiro foi eleito deputado estadual pelo Piauí por seis vezes exercendo também um mandato como suplente. Sua família possui base política na cidade de Regeneração.
Filho de José Cavalcante de Oliveira e Josefa Barbosa de Oliveira era formado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina. Diretor do Serviço de Fiscalização Profissional da Secretaria de Saúde e Chefe do Serviço Farmacêutico do IAPEP, presidiu também o Conselho Regional de Farmácia.
Como oficial da reserva do Exército foi convocado em 1972 para atuar no combate à Guerrilha do Araguaia sendo que nesse mesmo ano seu irmão, o médico Edvar Cavalcante de Oliveira, foi eleito vereador de Regeneração pela ARENA. Somente após dez anos é que Xavier Neto viria a disputar uma eleição sendo eleito deputado estadual pelo PDS em 1982 migrando depois para o PFL conquistando a reeleição em 1986. No pleito municipal de 1988 sua família colheu uma nova vitória com a eleição de Edmilson Cavalcante para a prefeitura de Regeneração, contudo uma cisão se estabeleceu no seio do clã quando Xavier Neto migrou para o PL e aceitou o cargo de Secretário de Segurança a convite do governador Alberto Silva, até então seu adversário político.
Na qualidade de presidente do Partido Liberal soube se compor com diferentes forças políticas do estado e em 1992 seu irmão Antônio José Cavalcante foi eleito vereador em Teresina na coligação que levou o professor Wall Ferraz de volta ao cargo de prefeito. Reeleito deputado estadual em 1990 e 1994, perdeu a eleição para prefeito da capital piauiense em 1996, todavia seu filho, Fábio Xavier, foi eleito vice-prefeito de Regeneração nesse mesmo ano. Eleito suplente de deputado estadual em 1998 exerceu o mandato após a nomeação de parlamentares para o secretariado do governador Moraes Souza conquistando novos mandatos em 2002 e 2006.
Jaime Amorim Júnior nasceu em Teresina (PI), em 12/04/1971, filho de Jaime Amorim da Silva e Margarida Alacoque E. de Amorim. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado, como Auditor, no dia 18 de maio de 1995, após aprovação em concurso público. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí, possuindo pós-graduação, a nível de especialização, em Controle Externo da Administração Pública. Professor de Direito do Trabalho e Previdenciário e Instituições de Direito Público e Privado da Faculdade Santo Agostinho. Possui Curso de Formação de Delegado de Polícia Federal, realizado na Academia Nacional de Polícia, em Brasília e Curso de Preparação à Magistratura, realizado pela Escola Superior da Magistratura do Piauí. Foi Auxiliar Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho, exercendo atividades junto ao Gabinete do Exmo. Juiz Antônio Ernane Cacique de New York.
TCE PIAUÍ ENVIA NOTA DE PESAR
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí comunica o falecimento do Conselheiro Guilherme Xavier de Oliveira Neto e do Conselheiro Substituto Jaime Amorim Júnior, na manhã desta terça-feira (06), próximo a cidade de Eliseu Martins. Os conselheiros foram vítimas de um acidente aéreo, quando se deslocavam para o município de Parnaguá, no sul do Estado.
O TCE-PI solidariza-se com a dor dos familiares e de todos os colegas que conviveram profissionalmente com os dois Conselheiros nesta Corte de Contas.
O TCE-PI solidariza-se com a dor dos familiares e de todos os colegas que conviveram profissionalmente com os dois Conselheiros nesta Corte de Contas.
Conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga
Presidente em exercício
Presidente em exercício
Teresina, 06 de março de 2012
Fonte: 180graus.com/política
Nenhum comentário:
Postar um comentário