2. “Mais de mil municípios do Nordeste brasileiro estão em situação de emergência por causa da seca, 184 no Piauí. Mesmo assim, milhões de litros de água são desperdiçados todos os dias. Uma imagem improvável no meio do sertão. A água brota da terra com tanta força que chega a 20 metros de altura. O vale do Gurguéia, no sul do Piauí, tem a maior reserva subterrânea de água do Nordeste.
Uma riqueza natural tratada com descaso na região. No município de Cristino Castro, dezenas de poços jorram sem parar. Alguns abastecem piscinas de restaurantes e hotéis, outros não servem para nada.
A vazão de um único poço é de um milhão de litros de água por hora. O que é desperdiçado no local seria suficiente para abastecer 13 cidades com 10 mil habitantes. (Jornal Nacional, 16.07.2012)
É nesse contraste absurdo que o Piauí enfrenta mais uma seca prolongada, que castiga aproximadamente um milhão de piauienses. O desperdício de água, quando falta o produto para abastecer a população rural e os animais na área afetada pela estiagem, é mais um testemunho eloqüente da falta de política de gestão dos recursos hídricos no Estado.
É comum ouvir-se que gestor tal foi denunciado à Justiça por desvio de recursos públicos, mas não se tem notícia de algum que tenha sido importunado porque fez vistas grossas para o desvio de água. Ou isso não seria também um crime?
Fonte: Diário do Povo
Repórter: Zózimo Tavares
Leia Mais: seca, poço jorrante, desperdício, água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário