O senador Ciro Nogueira (PP) participou, nesta quarta-feira (05), do lançamento da campanha "Aprendiz com Deficiência". A ação tem como objetivo garantir abertura de novas vagas para treinamento e qualificação a esse público em estabelecimentos hospitalares.
A campanha foi lançada pelo deputado federal e ex-jogador Romário, que destacou a importância da Lei de Cotas (8.213/91), que determina que toda empresa com mais de 100 funcionários precisa reservar vagas para pessoas com deficiência e a ausência de uma especificação no caso dos aprendizes.
Em sua fala o senador piauiense destacou a relevância do evento e ressaltou a necessidade de tratar do assunto com a devida importância que ele merece. “A plena cidadania das pessoas com deficiência ainda é algo tratado em segundo plano e essa situação precisa ser modificada. Para isso temos que abrir novas oportunidades e possibilitar que as pessoas com deficiência possam se qualificar para o mercado de trabalho. Hoje apenas 21% das empresas cumprem as quotas de contratação de deficientes estabelecidas na lei”, disse Ciro.
Ciro foi o único parlamentar convidado pelo deputado Romário para compor a mesa de autoridades no lançamento da campanha. Logo que assumiu o mandato de senador, ele apresentou um projeto para permitir que as vagas nas empresas, destinadas aos portadores de necessidades especiais, possam ser preenchidas por aprendizes. A proposta (PLS 118/11) foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) há duas semanas e seguiu para o exame terminativo da CAS.
Ao fim da solenidade foram apresentados o folder e o cartaz da campanha, que é comandada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Fonte: portal 180graus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário