O coordenador-técnico da brasileira, Carlos Alberto Parreira, afirmou que, a partir da próxima semana, vai iniciar o planejamento da equipe canarinho até a Copa do Mundo de 2014. Os encontros com o técnico Luiz Felipe Scolari vão acontecer na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com o tetracampeão do mundo, desde que foi anunciado, ele ainda não teve tempo hábil para definir alguns parâmetros do novo grupo com Felipão.
- O trabalho só foi iniciado. Ainda temos que nos reunir. Não tivemos tempo para isso. Eu e Felipão vamos estar juntos na CBF na próxima semana para traçar todas as metas até a Copa do Mundo – revelou o coordenador.
Parreira afirmou ainda que sabe muito bem qual função vai desempenhar na CBF. Segundo ele, o trabalho com Mário Jorge Lobo Zagallo nas Copas de 1994 e 2006 o ajudaram a entender bem a função de coordenador técnico.
- Por oito anos e duas Copas do Mundo, o Zagallo foi o coordenador, e eu, o técnico. Sei bem o que é preciso fazer na função. Vamos dar subsídios para o Felipão fazer bem o seu trabalho. O treinador é a figura principal da comissão técnica e vamos fornecer tudo que ele precisa. Tem eu, o Murtosa (auxiliar de Felipão)... Mas o Felipão quem tomará as decisões.
O coordenador fez questão de afirmar que não ficará encarregado das categorias de base da Seleção. Na opinião de Parreira, a Seleção não revela jogadores, mas sim os clubes brasileiros.
- Vamos ajudar e orientar, mas não vamos ficar encarregados da base. Vamos orientar na indicação, na escolha de um trabalho bem feito. Mas o tempo e curto e não temos plano B. Nós temos que ganhar a Copa. Quando se fala em base, todos se lembram de La Masia (local onde treinam as categorias inferiores do Barcelona). Mas é diferente. A CBF não forma jogador, o Barcelona, sim. Temos é que nos organizar para que o jogador encontre um ambiente favorável na Seleção. Quando um trabalho é bem desenvolvido, como foi com o Ney Franco, o resultado aparece.
Parreira afirmou ainda que o Brasil vive um processo de transição na formação de grandes talentos. Para ele, essa situação fica aparente nas eleições para a escolha dos melhores jogadores do mundo pela Fifa.
- Deixamos de investir na medida em que vínhamos formando. O resultado está estampado nisso aí. Quando chegamos numa eleição da Fifa ou da Uefa, que não temos tanto protagonismo, nós temos que ver onde erramos. Não é achar que estamos no fundo do poço.
A primeira convocação da dupla Felipão e Parreira será no dia 23 de janeiro. A lista será divulgada para o confronto contra a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro de 2013, no estádio de Wembley, em Londres.
Fonte: globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário